quinta-feira, 24 de março de 2011

Regra dos 30 minutos

Bem não sei se acontece com alguém, mas lá em casa há dias que mais parece que passou lá um tsunami...

Para tentar ter as coisas sempre mais ou menos limpas e arrumadas, todos os dias tento dar um jeitinho aqui e ali, baseada na regra dos 30 minutos.

Todos os dias devíamos dedicar 30 minutos a cada divisão da casa, para manter tudo limpo e arrumado. Eu não conto os minutos que estou na sala ou no quarto, estou apenas o tempo para arranjar tudo, dependendo também da disponibilidade que tenho.

Ora então faço assim:


No quarto: faço a cama (não consigo fazer de manhã, ainda quente), arrumo os pijamas e sacudo os tapetes (quando têm lixo);

No quarto do Tomás: arrumo os brinquedos que ele espalha desde que chegamos até ir dormir;

Na casa de banho: sacudir o tapete, endireitar as toalhas, passar uma toalhita das louças;

Na sala: dobrar as mantas do sofá, arrumar algumas coisas que possam estar fora do sitio

Na cozinha: lavar a louça, limpar a bancada e a mesa e despejar caixote do lixo, para a cozinha não ganhar cheiros, varrer e lavar o chão

A meio da semana costumo passar uma toalhita para os móveis nos quartos (maldito pó!!!). 
Há coisas que não faço todos os dias, como lavar o chão, mas vou fazendo quando vejo que é preciso.

E é assim que tento manter a casinha limpa e arrumada... E vocês como fazem?

9 comentários:

  1. Olá,

    Eu também faço isso, como podes ver aqui neste post de 27 Janeiro de 2010, para mim é essencial.

    http://www.organizaracasa.com/regra-dos-30-minutos

    Bjinhos

    Mónica

    ResponderExcluir
  2. Parece uma boa ideia, mas não consigo dedicar 30 minutos por dia a cada divisão, o que vou fazendo é cada vez que passo por alguma levo uma coisa ou outra que não pertença ali ou limpo qualquer coisa, e tento sempre colocar tudo no sítio depois de mexer :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá vera, sem duvida uma excelente ideia.Mas não percebi uma coisa... 30 minutos em cada divisão todos os dias???? Ou uma divisão por dia?
    Eu por exemplo chego a casa por volta das 19h e "30 minutos" em cada divisão numa casa de 4 assoalhadas.... não fazia mais nada!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. eu como moro sozinha dificilmente tenho "pós tsunami"! lol
    sempre que saio do wc deixo as toalhas direitas e o tapete no sitio, nunca saio de casa sem fazer a cama (já fria), a loiça fica sempre lavada, e mesmo assim todos os dias arrumo isto ou aquilo! sabe tão bem ver tudo no sitio!

    ResponderExcluir
  5. Olá.. escrevi um grande comentário que desapareceu. Só para dizer como é possível gastar 30 minutos em cada divisão quando se trabalha o dia todo fora? Chego pelas 19h30 até às 22h ou até às vezes um pouco mais tarde há que fazer jantar, dar banhos aos meninos, jantar, deitá-los, arrumar a cozinha... depois disso roupa a lavar,secar... e estou estourada lá pelas 23h... às vezes enquanto faço o jantar dou um jeito aqui e ali... mas a verdade é que somos 5 e todos os outros tem muito pouca força de vontade. A dica dos 30 minutos por compartimento é fantástica, mas acho que há muita gente como eu para quem é quase impossível pôla em prática, eu não tenho 3 horas por dia para dedicar a arrumar a casa...

    ResponderExcluir
  6. Não... Não passo 30 minutos em cada divisão, puxa!!! Então não fazia mais nada :)

    O que quis dizer é que faço a minha rotina, baseada nessa regra dos 30 minutos, mas não demoro 30 minutos em cada divisão. Só dou um jeitinho, no que é preciso conforme expliquei :)

    Para mim a limpeza e a organização são bastante importantes, mas o meu marido e filho são muito mais!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Faço tudo de manhã porque à noite estou de rastos!! A Margarida é obrigada a arrumar o quartos antes de ir para a cama, isto inclui qualquer brinquedo que ficou na sala. Tb sou muito organizada, papeis estão sempre arquivados, roupa arrumada e só guardo o que preciso, o resto dou.. Toalhitas para a casa de banho, janelas abertas logo de manhã, camas feitas, cozinha limpa e um acessorio optimo (especialmente porque tenho um cão) é um aspirador pequeno de cabo comprido que fica sempre ligado à corrente. Paço-o pela casa toda (T2) antes de sair de casa. Acordo às 7.15 hrs e saio de casa às 8.40hrs e adoro chegar a casa à noite e ter tudo limpo e arrumado, assim é só brincar com a M, fazer jantar e ver tv.

    ResponderExcluir
  8. Adorava cumprir esta regra, não fosse ser pouco organizada, preguiçosa e ter Cria pequena e Marido que encosta assim que chego a casa, ou seja até eu chegar, ele fuca com a Cria qd eu chego ás 8h, ele vai até ao computador para descansar a cabeça (que bem merece, atá lá está a mil, casa incluída),mas é homem e há pequenas coisas que deviam andar sempre pela nossa mão!
    Parabéns!
    http://comoaguaparaochocolate.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  9. Pois eu também gostava de poder ter todos os dias 30 mn para arrumar mas a minha casa é muito grande (sem falar das varandas, terraço e jardim) e como me levanto todos os dia às 5h50 quando chego às 21h estou mais a caminho do mundo dos sonhos!

    ResponderExcluir